TERCEIRA AULA
Aprender a aprender com inovação, funcionalidade e sentido
A professora deu continuidade e fez um resumo do que havia passado na aula da semana passada. Em seguida, deu alguns exemplos de brincadeiras tradicionais de quando éramos crianças e do que gostávamos de brincar, como pular corda, bolinha de gude e carrinho de rolimã.
Quais ampliações da estrutura cognitiva?
Conhecimento prévio → é a base da aprendizagem significativa. O aluno aprende a partir do que já sabe, usando esses conceitos como ponto de partida.
Âncoras → são os conceitos já estruturados que servem de apoio para ligar novos conhecimentos.
Experiências → vivências práticas, exemplos, problemas e atividades que ajudam o estudante a conectar teoria e prática, enriquecendo sua rede de significados.
Fatores afetivos e sociais → motivação, interesse, colaboração com colegas e o vínculo com o professor são determinantes para que a aprendizagem seja realmente significativa.
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PROBLEMAS ATUAIS: excesso de aulas expositivas, dsitanciamneto do conteúdo em relação à vida real, falta de motivação dos alunos e condições difíceis para os docentes.
DESEMPENHO EDUCACIONAL: o Brasil aparece em posições baixas no PISA, reforçando a urgência de mudanças.
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: entendida como transformação intencional das práticas pedagógicas, introduzindo novas estratégias, materiais, projetos e formas de organização.
METODOLOGIAS ATIVAS: colocam o aluno como protagonista do processo, tornando a aprendizagem mais significativa. Exemplos: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos (ABP), estudo de caso, ensino híbrido e gamificação.
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