TERCEIRA AULA

 Aprender a aprender com inovação, funcionalidade e sentido

 

A professora deu continuidade e fez um resumo do que havia passado na aula da semana passada. Em seguida, deu alguns exemplos de brincadeiras tradicionais de quando éramos crianças e do que gostávamos de brincar, como pular corda, bolinha de gude e carrinho de rolimã. 

 

Quais ampliações da estrutura cognitiva?  

Conhecimento prévio é a base da aprendizagem significativa. O aluno aprende a partir do que já sabe, usando esses conceitos como ponto de partida.

Âncoras  → são os conceitos já estruturados que servem de apoio para ligar novos conhecimentos.

Experiênciasvivências práticas, exemplos, problemas e atividades que ajudam o estudante a conectar teoria e prática, enriquecendo sua rede de significados.

Fatores afetivos e sociaismotivação, interesse, colaboração com colegas e o vínculo com o professor são determinantes para que a aprendizagem seja realmente significativa. 

 _______________________________________________________

PROBLEMAS ATUAIS: excesso de aulas expositivas, dsitanciamneto do conteúdo em relação à vida real, falta de motivação dos alunos e condições difíceis para os docentes. 

 

DESEMPENHO EDUCACIONAL: o Brasil aparece em posições baixas no PISA, reforçando a urgência de mudanças. 

 

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: entendida como transformação intencional das práticas pedagógicas, introduzindo novas estratégias, materiais, projetos e formas de organização.

 

METODOLOGIAS ATIVAS: colocam o aluno como protagonista do processo, tornando a aprendizagem mais significativa. Exemplos: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos (ABP), estudo de caso, ensino híbrido e gamificação.  

 

Resumidamente, o documento defende que aprender a aprender exige inovação pedagógica, protagonismo do aluno, formação continuada de professores e práticas ligadas à realidade, para que a educação seja mais significativa, inclusiva e transformadora.

 

https://educadventista-my.sharepoint.com/:p:/r/personal/souza_herica_educadventista_org/Documents/Aula_15-09_-_Aprender_a_Aprender_-_ok_(1)%5B1%5D.pptx?d=w95cde03286ca454f854a775f4d0b3e63&csf=1&web=1&e=3fcu1S 

 

Comentários