Pular para o conteúdo principal
SEXTA AULA
Aprender é mais do que decorar: a teoria de Ausubel
Segundo ele, o verdadeiro aprendizado acontece quando o aluno conecta o novo conhecimento com aquilo que já sabe. Ou seja, o aprendizado se torna significativo quando faz sentido para a pessoa, quando há uma relação entre o que está sendo ensinado e o que já faz parte de suas experiências anteriores.
Pois é exatamente isso que o psicólogo David Ausubel defendia em sua teoria da aprendizagem significativa.
A frase “Ensinar não é somente transmitir conteúdo” está relacionada ao pensamento de Ausubel, dentro de sua teoria da aprendizagem significativa.
Duas atividade proposta pela professora:
1) Uma dinâmica em grupo: quatro pessoas pegam uma folha e devem escrever um conceito, experiência ou aprendizado no meio da folha. Cada integrante precisa contribuir com uma palavra que se refere àquele conceito, formando uma sequência de aprendizado.
Essa atividade mostra como o aprendizado é construído de forma coletiva e significativa, pois todos participam e compartilham suas ideias. Não é só o professor transmitindo conhecimento — é o aluno construindo junto.
No final, a professora escolheu alguns para expor seus aprendizados e de seu grupo.
2) LINHA DO TEMPO
Cada um precisava criar uma linha do tempo e que tivesse 4 periodos essenciais ou importantes da sua vida.
O ponto central da teoria de Ausubel
Para Ausubel, o que realmente importa é o reforço da aprendizagem significativa. Ele acreditava que quando o aluno entende e relaciona o conteúdo com sua própria vivência, o aprendizado se torna duradouro.
Não se trata apenas de repetir o que está no livro, mas de compreender, refletir e dar sentido ao que se aprende.
Em resumo: aprender de verdade é fazer conexões, compreender significados e transformar informação em conhecimento.
Como dizia Ausubel:
“O fator mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe.”
Comentários
Postar um comentário